O melhor guia para opções de ações em startups suecas.
Este é um guia sobre como configurar um esquema de incentivos para funcionários que usam warrants (sueco: teckningsoptioner) em empresas suecas limitadas (aktiebolag).
Primeiro, um resumo lhe dará uma visão geral de todo o processo e destacará alguns erros comuns. Em seguida, diferentes tipos de programas de incentivo a funcionários serão discutidos, seguidos por um aprofundamento sobre como funcionam as opções de ações suecas e como configurar um pool de opções. Finalmente, você será guiado por um processo passo a passo: como implementar um esquema de opções.
Atualização em 18 de outubro de 2017: A partir de 1º de janeiro de 2018, novas regras fiscais para opções de ações em pequenas startups provavelmente serão aplicadas na Suécia. Isso torna mais favorável o uso do que é referido como "personaloptioner" # 8221; abaixo. Leia mais em DI Digital. Este post será atualizado se e quando a decisão final for tomada no parlamento. Por enquanto, é o suficiente para entender que pode valer a pena esperar com a emissão de novas opções de ações até o próximo ano.
Atualização 19 de janeiro de 2018: Estou trabalhando para obter novos modelos para as novas regras de opção, mas isso levará algum tempo. Espero poder compartilhar algo mais tarde nesta primavera. O maior desafio é que ninguém parece saber como implementar os novos regulamentos em um contrato ainda. Se você puder ajudar, por favor me mande um e-mail. Este guia e os documentos publicados aqui ainda podem ser usados para warrants, mas não tire proveito dos isentos de impostos para certas empresas em novas leis.
Isenção de responsabilidade: Este site e os documentos que podem ser baixados aqui contêm informações gerais, que não são conselhos, e não devem ser tratados como tal. A informação é fornecida & # 8220; como é & # 8221; sem quaisquer representações ou garantias, expressas ou implícitas.
A melhor maneira de criar um esquema de incentivo baseado em ações em startups suecas é tipicamente usando warrants, que são uma espécie de opções de ações. Basicamente, a empresa emite novos warrants para os funcionários, que compram os warrants pelo valor de mercado (por razões fiscais, veja abaixo). Os mandados concedem a cada funcionário um direito, mas não uma obrigação, de comprar ações a um preço fixo (o "preço de exercício") em uma data posterior, portanto, se a empresa estiver indo bem, os mandados podem se tornar bastante valiosos.
O prémio pago pelos empregados quando da compra de warrants depende de muitas coisas, e. avaliação atual da empresa, preço de exercício e prazo até o vencimento, ou seja, quanto tempo é necessário para que os bônus de subscrição possam ser convertidos em ações. O prêmio é tipicamente 5-20% do preço atual da ação. Em outras palavras: os funcionários pagam uma pequena taxa hoje e adquirem o direito de comprar ações a um preço, esperançosamente favorável, em alguns anos. No entanto, a menos que a empresa tenha um bom desempenho, os mandados se tornam inúteis.
Se um funcionário se demitir mais cedo do que o esperado, a empresa geralmente pode exigir que ele venda parte dos mandados de volta à empresa. Isto é conseguido através de um chamado esquema de aquisição, pelo qual o empregado ganha gradualmente o direito de reter mais e mais mandados.
Ao configurar um esquema de justificativa, você precisa elaborar um contrato de garantia entre a empresa e cada funcionário, termos e condições gerais para os mandados e alguns outros documentos formais. Se tudo estiver configurado corretamente, o funcionário só terá que pagar impostos se e quando vender os bônus (ou as ações correspondentes) com lucro no futuro.
Por favor, tenha em mente que é bastante complicado criar um esquema de garantias sem qualquer risco fiscal. Implicações fiscais podem ser massivas se não forem feitas corretamente. Uma armadilha é se você não usa termos e avaliações de mercado. Mesmo se você fizer muito do trabalho com a configuração do seu esquema de mandado, consulte sempre o conselho jurídico, fiscal e financeiro antes de implementar o esquema. A diferença na tributação pode ser de 25% do imposto sobre ganhos de capital para os empregados, se feito corretamente e se as ações não se enquadram nas regras para empresas fechadas qualificadas (sueco: kvalificerade aktier i fåmansbolag), em comparação com 57% + 31% ( imposto de renda para os empregados mais contribuições previdenciárias para a empresa) em caso de erros.
Programas de Incentivo ao Empregado.
Você realmente precisa de um programa de incentivo para funcionários? Por quê? Você quer incentivar os funcionários a trabalhar mais? Para vender mais? Nesses casos, talvez seja melhor usar um programa de bônus padrão que ofereça incentivos de curto prazo para determinado comportamento.
Os programas de incentivo relacionados à propriedade exigem muito mais burocracia e custam mais em honorários de assessores jurídicos e financeiros para serem implementados, portanto, use com cautela. Existem, obviamente, várias razões pelas quais é uma boa idéia dar aos funcionários incentivos de longo prazo na empresa (por exemplo, cultura da empresa, interesses alinhados, situação competitiva, grande potencial de longo prazo etc.), mas há também desvantagens (papelada, impostos riscos, um pouco complicados, os funcionários podem perder dinheiro etc.). Este guia não irá discutir todos os prós e contras, mas assume que você decidiu implementar tal esquema ou que você está curioso sobre como ele funciona.
Existem três tipos principais de programas de incentivo relacionados à propriedade:
Ações. Deixe o funcionário comprar ações, seja de um dos acionistas existentes ou por meio de uma nova emissão de ações. Lembre-se de que a transação tem que estar em condições de mercado ou a agência fiscal vai lhe dar um tempo difícil. Se a avaliação da empresa é muito baixa, este é provavelmente o melhor programa de incentivo.
No total, mais barato para o funcionário do que usar um mandado para comprar ações posteriormente.
As ações devem ser pagas imediatamente, ou seja, um possível problema de liquidez. Se o preço da ação não subir, a perda poderá ser maior do que se estiver usando warrants. O empregado recebe direitos formais como acionista. Warrants (Sueco: teckningsoptioner, descrito em detalhes neste documento). Este é o esquema mais comum para empresas com investidores existentes ou futuros, e será descrito no restante deste guia. O empregado paga pelo direito de comprar ações em uma avaliação fixa em uma data posterior. Se a avaliação real da ação nessa data exceder a avaliação fixa, o funcionário presumivelmente exercerá o direito de comprar ações, lucrando (vendendo as ações) ou tornando-se acionista (a um custo reduzido).
Limpe a mesa de tampas. Pequeno investimento inicial (normalmente 10-20% do preço atual da ação). Empregado ainda recebe incentivos semelhantes como acionistas reais.
Se a avaliação de ações não aumentar conforme o esperado ao longo do tempo, todos os incentivos (e o investimento inicial) serão perdidos, o que não é o caso se o funcionário for um acionista. O funcionário precisa de dinheiro para pagar o mandado hoje e comprar ações posteriormente. Menos direitos do que para os acionistas, por exemplo sem dividendos, sem direito a voto, etc. Opções de empregados (sueco: personaloptioner). Esta alternativa é frequentemente evitada devido a implicações fiscais, tanto para a empresa como para o empregado. Em resumo: são considerados como benefício tributável, cujo valor será calculado no dia em que as opções forem exercidas e convertidas em ações. A diferença entre o preço de exercício e o preço de mercado naquele dia definirá o valor sobre o qual o empregado deve pagar imposto de renda e a empresa deve pagar contribuições de previdência social. Se a empresa está indo bem, isso pode causar um enorme problema de liquidez! No entanto, esse efeito negativo pode ser limitado e, em certos casos, isso pode até ser uma solução melhor do que as garantias. Se não tiver certeza, discuta isso com seu orientador.
Independentemente do tipo de programa escolhido, e não importa se é baseado em compartilhamento ou com base em bônus, nunca é uma boa ideia simplesmente copiar e colar o programa de incentivo de outra pessoa, pois pode não dar o mesmo resultado para seus funcionários.
Como funcionam os bônus.
Uma empresa pode emitir (ou seja, criar e vender) um mandado a um terceiro, e. Um empregado. O mandado normalmente dá ao detentor o direito, mas não a obrigação, de comprar uma ação recém-emitida na empresa a um preço fixo ("preço de exercício") em uma data fixa de alguns anos no futuro ("data de vencimento").
Quando o mandado é vendido ao empregado, o funcionário deve pagar o preço de mercado pelo mandado (o “prêmio”) para evitar problemas fiscais. Se o preço pago pelo empregado for inferior ao valor de mercado, tanto a empresa como o empregado devem pagar impostos (contribuições sociais e imposto de renda, respectivamente) com base na diferença entre o preço pago e o valor de mercado.
O preço de mercado é calculado usando o modelo de Black-Scholes (explicado abaixo). O valor de um warrant flutua com o passar do tempo, e normalmente pode ser vendido a qualquer momento para outro terceiro, possivelmente sujeito a restrições de transferência, como direito de preferência. Isso significa que, se a empresa está indo muito bem, o funcionário pode, teoricamente, depois de alguns anos ganhar dinheiro vendendo os bônus, em vez de exercê-los, com o benefício de nunca ter de comprar as ações correspondentes.
O funcionário precisa pagar o prêmio para a empresa em dinheiro. Isso pode ser caro, dependendo dos termos de avaliação e garantia da empresa. Você pode ajudar o empregado pagando um salário extra, mas então você tem que pagar contribuições de segurança social e impostos de renda. De qualquer maneira, se a empresa não crescer como planejado, o mandado pode se tornar inútil e o funcionário perderá o investimento inicial! Em termos fiscais, não há problema em vender o warrant a um preço mais alto do que o valor calculado usando o modelo Black-Scholes, mas como os funcionários geralmente não têm bolsos muito profundos, você quer manter o preço o mais baixo possível.
Na data de vencimento, o detentor da garantia pode decidir exercer o mandado. A empresa irá então emitir uma nova ação e vendê-la ao detentor da garantia no preço de exercício. Se o preço de exercício for maior do que o valor de mercado na data de expiração, o mandado é inútil (é “subaquático”). Pelo contrário, se o preço de exercício for menor do que o preço de mercado, a opção é considerada “no dinheiro”.
Os termos do mandado podem incluir certas limitações, por ex. um direito de primeira recusa que dá aos acionistas existentes o direito de comprar o mandado se o detentor do mandado quiser vendê-lo a terceiros. Os termos também podem incluir o chamado vesting, implementado de tal forma que, se o empregado se demitir logo após a aquisição dos warrants, alguns dos warrants (os warrants "não investidos") devem ser vendidos de volta à empresa por um preço muito baixo. O número de warrants que devem ser oferecidos à empresa para compra está diminuindo ao longo do tempo. Depois de alguns anos, todos os mandados são investidos.
Cuidado! Por favor, note que as informações contidas neste guia aplicam-se às companhias suecas limitadas que emitem warrants para sujeitos tributários suecos, ou seja, uma pessoa que paga imposto de renda na Suécia. Os regulamentos podem ser diferentes se você estiver, por exemplo, emitindo warrants para um membro do conselho americano.
Pool de Opções.
Talvez você esteja planejando emitir mandados para futuros funcionários, não apenas os existentes. Talvez você já tenha ouvido falar de pools de opções. Infelizmente, as empresas suecas não podem criar facilmente um pool de warrants para vender aos funcionários mais tarde. Pergunte a si mesmo porque você precisa de uma piscina. Se é porque você não quer refazer toda a documentação em seis meses, é compreensível, mas infelizmente não há uma maneira simples de contornar isso.
Por outro lado, se você está discutindo com potenciais investidores e quer incluir um pool de opções na rodada de financiamento, há uma solução. Ao comunicar a tabela de limite, simplesmente inclua um pool de opções virtual como se já estivessem convertidos em compartilhamentos. Este não é um pool real, é apenas uma maneira de comunicar a intenção. Ao fazer a documentação de investimento, lembre-se de distribuir as ações agrupadas em todos os outros acionistas.
Exemplo: suponha que você está levantando SEK 1,5M de investidores e que está buscando uma tabela de limite de investimento pós-investimento (incluindo o pool hipotético de opções), onde os fundadores possuem 60%, garantem 20% e 20% dos investidores. Então, ao executar este negócio, dividir o pool de opções 20% pro rata para os outros acionistas, ou seja, os fundadores terão 75% e os investidores terão 25%. Dessa forma, supondo que você emite os warrants algum tempo depois, os fundadores serão diluídos em até 60% e os investidores em 20%.
Observe também que a avaliação é diferente dependendo se você incluir o pool de opções ou não. No exemplo, os investidores obterão inicialmente 25% para SEK 1,5M (valorização pré-money de SEK 4,5M), mas após a diluição de warrants, serão detentores de 20% para SEK 1,5M (pré-money SEK 6M). Ao comunicar a avaliação, especifique se você está incluindo o pool de opções ("avaliação totalmente diluída", ou seja, assumindo que todos os bônus são emitidos e convertidos) ou não. Se estiver planejando um pool de opções, sempre inclua isso nas discussões.
Conjunto de Opções através da Subsidiária.
Como afirmado anteriormente neste texto, não há "maneira simples" de criar pools de opções. No entanto, isso não significa que seja um beco sem saída. Em resumo, você configura uma nova subsidiária (empresa filha) e emite mandados para ela. Você emitiu garantias reais e criou um pool de opções. Quando você, posteriormente, desejar transferir um warrant desse pool para um funcionário, você permite que o funcionário compre um warrant da subsidiária pelo valor de mercado (novamente, usando o modelo Black-Scholes, recalculado com novos parâmetros).
Isso não resolve o problema de o funcionário ter que pagar o preço de mercado pelo mandado, mas simplifica um pouco o processo, se você quiser que muitos funcionários em ocasiões diferentes comprem mandados, uma vez que não é necessária uma nova assembleia geral na matriz. Se considerar a implementação de tal pool de opções, consulte sempre os pareceres legais, fiscais e financeiros.
Implementando um esquema de garantia para funcionários.
Esta seção irá guiá-lo através das etapas para configurar um programa de incentivo usando warrants.
Passo um & # 8211; Prepare documentos.
Definir termos Lembre-se: sempre use termos e avaliações de mercado! Valor atual da ação. Você quer manter o valor baixo para reduzir o prêmio. A avaliação pós-dinheiro na última rodada de financiamento pode ser usada como um guia, mas não use cegamente esse valor. Por exemplo, se você está prestes a levantar mais dinheiro em breve (por exemplo, dentro de 6 meses) com uma avaliação mais alta, a agência tributária poderia argumentar que o valor da ação deveria ser maior do que na última rodada de financiamento. De qualquer forma, é crucial ter uma boa documentação sobre como você chegou à avaliação e à volatilidade (discutido abaixo). Essa documentação deve ser preparada (ou pelo menos aprovada) por um consultor financeiro com experiência nesse tipo de esquemas de garantias, talvez seu auditor ou um consultor de uma empresa renomada. Data de validade. Quando o detentor do warrant terá a possibilidade de exercer o mandado? Isso depende de você decidir. Uma longa vida útil torna mais provável que o mandado esteja “no dinheiro” (valioso), mas também aumenta o prêmio. Para uma partida antecipada, a maioria das garantias tem uma duração de vários anos, mas depende muito da situação da empresa. O empregado não pode exercer os bônus de subscrição antes dessa data. No entanto, se a empresa fizer uma saída, os mandados podem ser exercidos antecipadamente. Preço de greve. Este é o preço da ação que o detentor da garantia tem que pagar se exercer o mandado, ou seja, comprar uma nova ação. Isso também depende de você, não é necessária nenhuma ajuda legal ou tributária. Você quer mantê-lo baixo para aumentar as chances do mandado estar no dinheiro, mas um preço de exercício mais baixo aumenta o prêmio, então tenha cuidado. Certifique-se de não definir um preço de exercício muito otimista, pois cria um alto risco de os bônus serem inúteis. Observe a diferença entre o preço da ação e a avaliação da empresa. Exemplo: Suponha que a avaliação hoje seja SEK 6M hoje para 1.000.000 de ações (SEK 6 / ação) e você aumenta uma rodada e se dilui emitindo 500.000 ações para a SEK 3M, alcançando um resultado posterior avaliação monetária de SEK 9M, aumentando a empresa para uma avaliação de SEK 12M. Neste caso, a avaliação da empresa dobrou, mas o preço da ação subiu apenas 33% para SEK 8 (12M / 1.500.000 = 8). Volatilidade do preço da ação. Este é um componente matemático ao calcular o prêmio, representando a rapidez com que o preço da ação de valor pode flutuar. Quanto menor a volatilidade, menor será o prêmio. Normalmente, a volatilidade pode ser de 25 a 35%, mas sempre consulte seu consultor financeiro. Interesse livre de risco. Esse também é um parâmetro que afeta o premium. Isso é tipicamente o mesmo que a taxa de juros de um título do governo (veja riksbank. se) com a mesma data de vencimento do mandado. Ao consultar seu consultor financeiro, solicite este número. Horário de vesting. Isso não afeta o prêmio, mas define o que acontece se o funcionário sair antes do esperado. Uma configuração típica faz com que o funcionário venda alguns mandados de volta à empresa ao sair (os mandados “não investidos”), quanto mais cedo, mais mandados devem ser vendidos de volta. Depois de algum tempo (por exemplo, 4 anos), todos os mandados podem ser mantidos (isto é, "investidos") mesmo que o empregado saia. O vesting poderia, por exemplo, fazer 1 / 48º do warrants vest todo mês, com um 1-year cliff, significando que os 12 primeiros meses não são garantidos, mas depois de 12 meses 25% são investidos. Exemplo: Se o funcionário sair após 11 meses, todos os mandados devem ser devolvidos. Se sair depois de 12 meses, 12/48 = 25% podem ser mantidos. Após 3,5 anos, 42/48 = 87,5% podem ser mantidos. Finalmente, após 4 anos todos os mandados são adquiridos; 48/48 = 100%. Uma questão crucial é quanto a empresa deve pagar para recomprar as ações não adquiridas. Lembre-se da regra básica? Todas as avaliações devem estar no preço de mercado. Nesse caso, no entanto, a prática fiscal permite que esse tipo de recompra seja feito pelo menor preço e custo de mercado (ou seja, o prêmio pago pelo empregado). Calcular o prêmio. Use Black-Scholes para calcular o prêmio. Veja a versão do Google Spreadsheet ou use o arquivo do Excel Black-Scholes. Prepare o Contrato de Garantia e os Termos de Garantia. Dado que tudo correu bem até agora, este passo será bastante simples. Basta pegar os documentos do Contrato de Garantia e Termos de Garantia e lê-los cuidadosamente antes de atualizar todos os parâmetros. Certifique-se de entender o que você está fazendo. Em caso de dúvida, fale com o seu consultor jurídico. Atualize o SHA. Mais adiante, quando é hora do empregado (esperançosamente) exercer os mandados e comprar ações, o funcionário deve aderir ao acordo de acionistas existente (SHA). Isso é acordado no contrato de autorização. Além disso, as partes do SHA existente devem permitir que o detentor da garantia entre no SHA. Isto é resolvido por uma cláusula no SHA, forçando as partes a aceitar os detentores de bônus para entrar no acordo. Certifique-se de que isso seja feito corretamente, solicitando ajuda a um consultor jurídico ou usando os Acionistas & # 8217; Modelo de acordo. Atualize o AoA. Verifique os seus artigos de associação (“AoA”, bolagsordning sueco) para verificar se você tem suficiente capital social não utilizado para cobrir novos mandados. Na AoA, o número permitido de ações e capital social são definidos. Certifique-se de que a emissão de novos bônus de subscrição não exceda o número máximo de ações ou o capital social. Em caso positivo, atualize o AoA (em uma reunião geral extraordinária) e registre-o no Escritório de Registro de Empresas Sueco (Bolagsverket).
Passo Dois & # 8211; Fale com o (s) empregado (s)
Pode parecer óbvio, mas é essencial envolver o funcionário no início desse processo. Depois de ler este guia, você pode entender como os mandados funcionam, mas não é tão simples assim! Certifique-se de que o funcionário entenda por que você deseja ter um programa de esquema de incentivo usando mandados e como ele funciona. Certifique-se de incluir:
Por que ter um programa de incentivo de longo prazo? Quais são os prós e contras? Por que usar warrants em vez de apenas distribuir equidade? Como funciona, do ponto de vista do empregado? Por que o empregado tem que pagar pelos mandados? O que acontece se a empresa não crescer como planejado? Empregado pode perder dinheiro! Warrants não são ações! Sem dividendos e sem direito a voto. O funcionário pode ter que iniciar uma empresa mais tarde para evitar impostos desnecessariamente altos.
Embora seja importante se comunicar com o funcionário, é importante não prometer nada cedo demais. A menos que você esteja realmente planejando implementar o esquema muito em breve, não prometa nada e não fale sobre a avaliação (já que ela pode aumentar antes da implementação, aumentando o prêmio para o funcionário).
Etapa Três e # 8211; Executar.
Faça uma reunião do conselho. Primeiro, o conselho deve fazer uma sugestão para os acionistas aprovarem um esquema de garantias, veja a Minuta da Reunião do Conselho (Proposta para a GM) e a Minuta da Reunião da Diretoria (Proposta para o GM), Apêndice 1. O Apêndice 2 é uma descrição dos principais eventos da empresa desde a última reunião geral. Pergunte ao seu auditor por ajuda. O Apêndice 1 também se refere aos Termos de Garantia. Todos os documentos mencionados podem ser baixados do StartupDocs. se. Segure o GM. Em seguida, uma assembleia geral (anual ou extraordinária) deve aprovar o esquema de garantias, veja Minutos da Assembléia Geral. Observe que ele se refere à proposta do conselho no Apêndice 1, portanto, certifique-se de anexá-lo. Ou o GM toma todas as decisões necessárias ou o GM concede ao conselho o mandato para implementar o esquema. Nos modelos StartupDocs. se, o GM dá um mandato ao conselho. O mandato deve ser registrado no Bolagsverket, ver a última versão do documento de registro no Bolagsverket (documento nº 824). Não se esqueça de pagar a taxa de inscrição. Warrants de emissão. Agora que o conselho tem autoridade para emitir mandados aos funcionários, é hora de implementar o esquema. Use as Atas da Reunião do Conselho (Execução) ao oferecer mandados aos funcionários. Certifique-se de anexar todos os três apêndices. O Apêndice 1 é o Termo de Garantia. O Apêndice 2 é o cálculo de Black-Scholes, incluindo o documento que motiva a avaliação da empresa, volatilidade e juros livres de risco. O Anexo 3 é o mesmo que no passo 1 acima. Este passo pode ser feito repetidamente, desde que não exceda o montante total de warrants aprovados pela assembleia geral. Além disso, se qualquer um dos parâmetros do modelo Black-Scholes tiver mudado (cuidado com a avaliação), você terá que começar de novo. Assine a lista de assinaturas. Quando o conselho oferece garantias ao empregado, o empregado tem que assinar os mandados (ou seja, confirmar a compra dos mandados) assinando a lista de assinaturas. Se mais de um funcionário estiver assinando, ele poderá assinar a mesma lista de assinaturas ou listas separadas. Atualmente, a lista de assinaturas não é obrigatória, mas está incluída nos modelos StartupDocs. se, pois pode tornar o processo mais simples. Pagar por warrants. Após a assinatura, o empregado deve pagar o prêmio, de acordo com as instruções da empresa. Confirme a assinatura. O conselho tem que confirmar as assinaturas. Use Minutos da Reunião do Conselho (Confirmação). Distribua certificado. Quando a transação é confirmada, o presidente do conselho assina um Certificado de Garantia, que é dado ao empregado. Notifique o Bolagsverket. Você deve informar o Bolagsverket sobre o assunto, consultar o site da Bolagsverket para obter um modelo e pagar a taxa de registro. Eles precisam saber que você emitiu mandados, mas eles não se importam com quem.
Não se esqueça de manter os titulares de bônus em dia com o status da empresa. Por exemplo, se você, após dois anos, perceber que os mandados estarão embaixo d'água, talvez você deva conversar com o funcionário e discutir se faz sentido criar um novo esquema de justificação com base em novas condições.
Isso é muito bonito! Este guia não cobre como exercitar os bônus de subscrição e emitir novas ações. Há praticamente escrito sobre isso, por exemplo, no Bolagsverket. Além disso, ao considerar o exercício ou a transferência de um mandado, a legislação tributária sueca pode ser duvidosa. Sempre discuta a situação com um consultor financeiro bem a tempo.
Faça o download de documentos.
5 respostas ao & # 8220; O guia final para opções de ações em startups suecas & # 8221;
coisas boas. Isso é muito apreciado.
Oi! O site ainda é suportado? O campo de email está quebrado.
Respostas Rápidas.
Muitas empresas usam planos de opções de ações para compensar, reter e atrair funcionários. Esses planos são contratos entre uma empresa e seus funcionários que dão aos funcionários o direito de comprar um número específico de ações da empresa a um preço fixo dentro de um determinado período de tempo. O preço fixo é frequentemente chamado de subvenção ou preço de exercício. Os funcionários que recebem opções de ações esperam lucrar exercendo suas opções de compra de ações ao preço de exercício quando as ações estão sendo negociadas a um preço que é superior ao preço de exercício.
Às vezes, as empresas reavaliam o preço pelo qual as opções podem ser exercidas. Isso pode acontecer, por exemplo, quando o preço das ações de uma empresa caiu abaixo do preço de exercício original. As empresas reavaliam o preço de exercício como forma de reter seus empregados.
Se surgir uma disputa sobre se um funcionário tem direito a uma opção de compra de ações, a SEC não intervirá. A lei estadual, não a lei federal, cobre tais disputas.
A menos que a oferta se qualifique para uma isenção, as empresas geralmente usam o Formulário S-8 para registrar os valores mobiliários oferecidos de acordo com o plano. No banco de dados EDGAR da SEC, você pode encontrar o formulário S-8 de uma empresa, descrevendo o plano ou como obter informações sobre o plano.
Os planos de opções de ações de funcionários não devem ser confundidos com o termo "ESOPs", ou planos de compra de ações de funcionários, que são planos de aposentadoria.
Tributação de Opções de Ações de Empregados.
Opções de incentivo e não qualificadas são tributadas de maneira diferente.
Existem dois tipos de opções de ações para funcionários, opções de ações não qualificadas (NQs) e opções de ações de incentivo (ISOs). Cada um deles é taxado de forma bem diferente. Ambos estão cobertos abaixo.
Tributação de opções de ações não qualificadas.
Quando você exerce opções de ações não qualificadas, a diferença entre o preço de mercado da ação e o preço de concessão (chamado de spread) é contabilizada como receita de ganho ordinário, mesmo que você exerça suas opções e continue a manter a ação.
A renda obtida está sujeita a impostos sobre a folha de pagamento (Previdência Social e Medicare), bem como impostos sobre a renda, de acordo com a alíquota aplicável.
Você paga dois tipos de impostos sobre a folha de pagamento:
OASDI ou Previdência Social - que é de 6,2% sobre os ganhos até a base de benefícios da Previdência Social que é de $ 118.500 em 2015 HI ou Medicare - que é de 1,45% sobre todos os rendimentos auferidos mesmo que excedam a base de benefícios.
Se o seu rendimento ganho para o ano já exceder a base de benefícios do que os seus impostos sobre os salários em relação ao ganho do exercício de suas opções de ações não qualificadas, serão apenas 1,45% atribuíveis ao Medicare.
Se o seu rendimento acumulado no ano já não exceder a base de benefícios do que quando você exerce opções de ações não qualificadas, você pagará um total de 7,65% sobre os ganhos até que sua renda recebida atinja a base de benefícios de 1,45%. ganhos sobre a base de benefícios.
Você não deve exercer as opções de ações para funcionários estritamente com base em decisões fiscais.
No entanto, tenha em mente que, se você exercer opções de ações não qualificadas em um ano em que não possui outras receitas, pagará mais impostos sobre salários do que os que pagaria se os exercesse em um ano em que tenha outras fontes de renda já excedem a base de benefícios.
Além dos impostos sobre a folha de pagamento, todas as receitas do spread estão sujeitas ao imposto de renda comum.
Se você mantiver o estoque após o exercício, e ganhos adicionais além do spread forem alcançados, os ganhos adicionais são tributados como um ganho de capital (ou como uma perda de capital se o estoque cair). No Guia Fiscal para investidores da Fairmark, você pode encontrar detalhes adicionais sobre impostos que se aplicam quando você exerce opções de ações não qualificadas.
Tributação de opções de ações de incentivo.
Ao contrário das opções de ações não qualificadas, o ganho em opções de ações de incentivo não está sujeito a impostos sobre a folha de pagamento. No entanto, está, obviamente, sujeito a imposto e é um item de preferência para o cálculo AMT (imposto mínimo alternativo).
Quando você exerce uma opção de ações de incentivo, existem algumas possibilidades fiscais diferentes:
Você exerce as opções de ações de incentivo e vende as ações dentro do mesmo ano civil. Nesse caso, você paga imposto sobre a diferença entre o preço de mercado na venda e o preço de concessão na sua taxa de imposto de renda comum.
Regras fiscais podem ser complexas. Um bom profissional de impostos e / ou planejador financeiro pode ajudá-lo a estimar os impostos, mostrar quanto você terá após o pagamento de todos os impostos e fornecer orientações sobre como acelerar o exercício de suas opções para pagar o menor imposto possível .
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Todas as informações contidas neste documento são resumidas pela KPMG AB, empresa membro sueca da KPMG International, com base em Inkomstskattelagen (1999: 1229), Lag (1998: 674) om inkomstgrundad ГҐlderspension, SocialförsГ¤kringslagen (1999: 799), Socialavgiftslagen (2000: 980), Lag (1984: 1052) ou seja, lançado em 2007 (1398) por Kommunal fastighetsavgift, Skattebetalningslagen (1997: 483), Lag (2007: 346) por skattereduktion fòr hushГҐllsarbete, Taxeringslagen (1990) : 324), Folkbokfõringslagen (1991: 481), Lag (2001: 1227) om sjãlvdeklarationer och kontrolluppgifter.
Declarações de impostos e conformidade.
Quando as devoluções são devidas? Ou seja, qual é a data de vencimento da declaração de imposto?
As declarações de imposto individuais devem ser entregues até 2 de maio do ano seguinte ao ano de rendimento (ano civil).
O ano fiscal termina em 31 de dezembro.
Quais são os requisitos de conformidade para declarações fiscais na Suécia?
Residentes e não residentes.
Residentes de ano inteiro e de meio período na Suécia apresentam declarações fiscais gerais. Formulários de declaração de imposto podem ser parcialmente pré-impressos com base em declarações de renda emitidas por empregadores, bancos, etc. Se um cônjuge ou filho tiver renda, eles devem apresentar seu próprio retorno (não existem retornos conjuntos).
A agência tributária emite avisos finais de autuações de junho a dezembro no ano seguinte ao ano de renda. Quando o imposto retido excede o imposto de renda final, qualquer excesso é reembolsado quando a avaliação final é emitida. Caso contrário, se o imposto retido ficar aquém do imposto final, o resíduo deverá ser pago no prazo de três meses após a emissão da avaliação final.
Os juros são pagos sobre os impostos não pagos a partir de 13 de fevereiro do ano seguinte ao ano da renda para impostos não pagos que excedam 30.000 coroas suecas e, a partir do início de maio, para todos os impostos não pagos.
Os não residentes com apenas rendimentos de emprego originários da Suécia não são normalmente obrigados a apresentar uma declaração fiscal.
Quais são as taxas atuais de imposto de renda para residentes e não residentes na Suécia?
O rendimento do emprego para não residentes é tributado a uma taxa fixa de 25%. O rendimento dos investimentos está sujeito a uma taxa fixa de imposto de 30%.
Rendimentos de emprego para residentes e rendimentos de negócios estão sujeitos a imposto de renda municipal e imposto de renda nacional. O imposto de renda municipal é cobrado em um valor que varia de um município para outro e pode ser ajustado anualmente. A taxa média atual é de 32,12%. O imposto nacional sobre o rendimento do trabalho é cobrado à taxa de 20% sobre a parte do rendimento auferido entre SEK 455.300 e SEK 662.300. A alíquota é de 25% sobre a parcela da renda auferida superior a 662,3 mil coroas suecas.
Tabela do imposto de renda dos residentes para 2018 - renda do emprego e renda de negócio.
Imposto Municipal de Renda sobre Ganhos e Rendimentos Empresariais.
Cobrado com 32,12% (taxa média) sobre o total do lucro tributável.
Imposto de Renda Nacional sobre Ganhos de Renda e Rendimentos Empresariais.
A taxa marginal máxima sobre o rendimento auferido é de aproximadamente 61% na prática.
Subsídio Pessoal de Rendimento.
Residentes de Ano Inteiro.
Os residentes da parte do ano recebem uma parcela rateada do subsídio mínimo anual de SEK 13,400.
Crédito fiscal pessoal para pessoas no trabalho (auxílio-desemprego)
O cálculo de exemplo acima está assumindo uma taxa de imposto municipal de 32,12% (taxa média para 2018) e que o contribuinte é residente fiscal na Suécia durante todo o ano de 2018.
Tabela de imposto de renda para 2018 - Receita de investimento.
Não residentes.
Tabela de imposto de renda para 2018 - renda de emprego.
Tabela de imposto de renda para 2018 - Renda empresarial.
Imposto Municipal de Renda sobre o rendimento das empresas sobre o total do rendimento tributável. Incluído com 25 por cento no total do lucro tributável.
Imposto de Renda Nacional sobre o rendimento das empresas.
Tabela de imposto de renda para 2018 - Receita de investimento.
Regras de Residência.
Para fins de tributação, como um indivíduo é definido como residente da Suécia?
Um indivíduo é considerado residente na Suécia para fins fiscais, se uma das três condições a seguir for atendida:
O indivíduo tem seu lar real e morando na Suécia. O indivíduo permanece na Suécia durante um longo período de tempo (permanência permanente) e apenas com interrupções ocasionais.
Para ser considerado para permanecer na Suécia durante um longo período de tempo, o indivíduo deve ter permanecido na Suécia continuamente durante seis meses. A prática da Agência Tributária, baseada na jurisprudência, sugere que dois dias por semana, em média, com pernoites durante um período de seis meses, poderia provocar a residência fiscal sueca. O empregado é sujeito a imposto ilimitado desde o primeiro dia na Suécia, se tiver permanecido na Suécia durante um longo período de tempo.
tem ligações essenciais com a Suécia (e tem sido um residente anterior na Suécia).
Um residente anterior na Suécia é considerado como tendo laços essenciais com a Suécia durante cinco anos após a partida, se ele não provar que não tem qualquer ligação com a Suécia. Manter uma casa na Suécia é um forte fator a ser considerado como tendo conexões essenciais com a Suécia.
Ao decidir se um indivíduo é residente ou não residente, todos os dias contam como um dia na Suécia; dias úteis, dias não úteis e dias de viagem, desde que permaneçam na Suécia durante qualquer parte desse dia.
Existe uma regra de número mínimo de dias quando se trata de data de início e término da residência? Por exemplo, um contribuinte não pode voltar para o país anfitrião por mais de 10 dias após o término de sua designação e repatria-lo.
Não há regra de número mínimo de dias.
E se o responsável entrar no país antes de começar a tarefa?
O status de residência será baseado na data de chegada.
Rescisão de residência.
Existe algum requisito de cumprimento de impostos ao sair da Suécia?
O indivíduo deve apresentar um pedido de mudança para o exterior com a agência tributária sueca no momento da partida.
Não há taxação de saída. No entanto, para qualquer remuneração recebida após a partida, mas para o trabalho realizado na Suécia, os impostos suecos são devidos, seja sob taxas de imposto progressivas normais (para residentes fiscais) ou taxas fixas de 25% (para residentes não tributários).
Por favor, observe também que a Suécia irá obter prêmios de ações a partir da data de outorga até a data de aquisição. No entanto, o tratado fiscal aplicável deve ser analisado a partir de uma perspectiva de fornecimento.
Além disso, deve-se observar que a tributação é acionada se um indivíduo adiou a tributação de ganhos de capital sobre ações quando uma empresa compradora ou cooperativa oferece ações em troca de ações vendidas em vez de dinheiro.
Um indivíduo que é considerado não residente na Suécia após a partida pode estar sujeito à tributação sobre ganhos de capital em ações e outros títulos. Se a alienação for feita durante dez anos após a saída da Suécia, desde que as ações / títulos tenham sido adquiridos enquanto o indivíduo residisse na Suécia, o ganho de capital estará sujeito a impostos, desde que o tratado fiscal entre os países não seja dizer o contrário.
E se o destinatário voltar para uma viagem após o término da residência?
Normalmente, a residência não será prolongada. No entanto, deve-se notar que a residência ainda pode ser válida se puder ser concluída a partir das circunstâncias que o cessionário ainda reside na Suécia. A agência fiscal pode decidir o acima em um estudo caso a caso.
Comunicação entre as autoridades de imigração e tributação.
As autoridades de imigração da Suécia fornecem informações às autoridades tributárias locais sobre quando uma pessoa entra ou sai da Suécia?
Requisitos de arquivamento.
Um cessionário terá um requerimento de arquivamento no país anfitrião depois de deixar o país e repatriar?
Um cessionário é obrigado a apresentar uma declaração de imposto sueco no ano seguinte ao repatriamento da renda derivada da Suécia, enquanto residente aqui. Os pagamentos feitos após o repatriamento, mas imputáveis ao trabalho realizado na Suécia, são tributados sob o imposto de renda especial para não residentes a uma taxa fixa de 25%, em vez da taxa progressiva (assumindo a não residência após a repatriação).
O cessionário deve, ao repatriar, cancelar o registro do registro nacional.
Abordagem Econômica do Empregador.
As autoridades fiscais da Suécia adotam a abordagem empregadora econômica para interpretar o artigo 15 do tratado da OCDE? Em caso negativo, as autoridades fiscais da Suécia estão considerando a adoção dessa interpretação do empregador econômico no futuro?
Não. Observe que, a partir de janeiro de 2018, uma proposta para introduzir o conceito de empregador econômico a partir de janeiro de 2019 está em discussão, mas ainda não foi apresentada em sua forma final.
De minimus número de dias.
Há um número mínimo de dias antes de as autoridades fiscais locais aplicarem a abordagem do empregador econômico? Se sim, qual é o número de dias de minimus?
Tipos de compensação tributável.
Quais categorias estão sujeitas ao imposto de renda em situações gerais?
A regra geral é que todas as remunerações e benefícios, em dinheiro ou em espécie, em relação a um emprego ou cessão temporária constituem lucro tributável. Itens típicos de um pacote de compensação de expatriados são tratados como tributáveis da seguinte forma:
A remuneração recebida isenta de impostos será acrescida para fins de imposto de renda a um salário bruto antes dos impostos.
reembolso de mensalidades escolares subsídios de férias por custo de vida e por licença de residência Os prémios de expatriação por trabalharem na Suécia O benefício do alojamento gratuito em instalações do empregador seria avaliado pelo valor de mercado.
No caso de acomodações alugadas pelo empregador, o valor do benefício provavelmente seria igual ao aluguel pago pelo empregador. Quando o empregador reembolsa a renda paga pelo empregado a ele / ela, o valor total da renda constitui renda tributável do empregado. Os dois últimos casos também se aplicam onde os aluguéis (mais altos) são pagos pelo alojamento mobiliado.
As disposições sobre a avaliação do benefício tributável de um carro da empresa são complexas. Os carros da empresa são tributados em valores padrão, com base em um determinado preço de lista. O benefício do combustível livre é tributado separadamente do carro da empresa.
a provisão de facilidades de descanso e relaxamento, ou as contribuições pagas ao empregado e / ou sua família para tais propósitos, constituem lucro tributável. Empréstimos a juros baixos a empregados e opções de ações financiadas pelo empregador adquiridas abaixo do valor de mercado são geralmente tributáveis como emprego. renda.
As contribuições do empregador para um plano de pensão estrangeiro podem, sob certas condições, constituir lucro tributável, a menos que a aprovação correspondente seja concedida ou o plano seja qualificado como qualificado para o imposto de renda na Suécia ou uma isenção de impostos decorra das disposições do tratado tributário.
As opções de acções para empregados, tal como definidas para fins de imposto sueco, são geralmente tributadas no exercício.
O valor tributável é determinado como o valor justo de mercado das ações subjacentes no momento do exercício, menos o preço de exercício das opções e quaisquer prêmios pagos pelo empregado.
Segundo as leis tributárias suecas, a compensação é tributável quando disponível para o empregado (à disposição do empregado), mesmo que seja paga posteriormente.
Quando a remuneração se torna disponível ao empregado após a sua partida da Suécia (quando se tornou um não residente da Suécia), tal remuneração seria tributável se se referisse a serviços anteriormente realizados na Suécia. No entanto, o rendimento será, neste caso, tributado à taxa de não residentes de 25%.
Rendimento isento de impostos.
Existem áreas de renda que estão isentas de impostos na Suécia? Em caso afirmativo, forneça uma definição geral dessas áreas.
Os benefícios típicos de isenção de impostos incluem os seguintes itens.
Reembolso de despesas de mudança.
Despesas em movimento, incluindo o transporte do empregado e sua família, quando o movimento é induzido por uma mudança no local de trabalho.
Atendimento médico privado.
O atendimento médico privado gratuito está isento de impostos. No entanto, as taxas de tratamento dos pacientes dentro do sistema médico financiado pelo governo serão tributadas se reembolsadas pelo empregador.
O limite máximo do subsídio de doença será aumentado de sete vezes e meia para oito vezes o montante base de preços a partir de 1 de julho de 2018.
Plano de garantia de vida em grupo.
Contribuições normais para um plano de garantia de vida em grupo.
Concessões de expatriados.
Existem concessões feitas para expatriados na Suécia?
O conteúdo das regras, as condições para sua aplicação e as categorias de pessoal que podem se qualificar são resumidas abaixo.
25 por cento da remuneração bruta está isenta de imposto de renda. A isenção também cobrirá o reembolso de despesas de mudança, licença de casa (duas vezes por ano para o empregado e membros da família), e certas taxas escolares para a escola obrigatória de nove anos e para a escola secundária superior. A segurança social não é cobrada sobre montantes isentos de impostos. Regras a aplicar nos primeiros três anos da estada temporária na Suécia.
Condições
O empregado não deve ser um cidadão sueco. O empregado não deve ter sido residente nem ter sua morada habitual na Suécia em nenhum momento durante os cinco anos civis anteriores ao ano em que a designação temporária foi iniciada. É necessário que a designação temporária tenha a intenção de não durar mais de cinco anos. O empregador deve residir na Suécia ou ser uma empresa estrangeira com um estabelecimento permanente na Suécia. A autoridade que concede a isenção, Forskarskatten¤mnden, decidirá se o empregado atende aos requisitos necessários. A decisão pode ser apelada. Um pedido deve ser apresentado no prazo de três meses após o início da atribuição.
Categorias de pessoal.
Qualificação com base no nível de rendimento do emprego.
Desde que as condições acima sejam atendidas, um expatriado com um nível de renda de emprego superior a SEK 89.400 (2017) automaticamente se qualifica para o alívio. No entanto, um pedido ainda terá que ser apresentado no prazo de três meses após o início da atribuição.
Se o requisito de nível de renda de emprego não for atendido, a isenção ainda poderá ser aplicada para as seguintes categorias de pessoal:
Especialistas e especialistas com uma especialização não disponível ou difícil de encontrar na Suécia (como especialistas técnicos). Os cientistas empregados na indústria, bem como qualquer instituto de pesquisa com uma especialização não disponível ou difícil de encontrar na Suécia. Executivos e outros funcionários importantes (como diretores, gerentes seniores e especialistas de alto nível em diferentes áreas, como administração, logística, marketing e TI).
Salário ganho por trabalhar no exterior.
O salário ganho com o trabalho no exterior é tributado na Suécia? Se sim, como?
Nos termos do direito interno, os rendimentos auferidos em todo o mundo por um residente fiscal são tributados na Suécia.
Quando um residente da Suécia exerce trabalho no estrangeiro como empregado, qualquer remuneração recebida em relação a esse trabalho pode ser isenta do imposto sobre o rendimento sueco, sob uma das seguintes condições:
O emprego e a permanência no exterior duram seis meses ou mais e a renda é tributada no país onde o trabalho é realizado. O emprego e a permanência duram por um ano ou mais em um país. Nesse caso, a renda não precisa ser tributada no país em que a obra é executada, mas deve haver uma razão legítima para a não tributação, exceto que a renda é isenta ao abrigo de um tratado tributário.
Além disso, a isenção só será concedida quando as visitas à Suécia não excederem, em média, seis dias por mês ou, no total, 72 dias durante um período de 12 meses. As regras podem, no entanto, ser aplicadas se a estadia no exterior tiver que ser interrompida por causa de guerra, terremoto e circunstâncias similares ou devido a doença do funcionário ou de um membro de sua família. As regras implicam isenção total, ou seja, a receita isenta não é levada em consideração para o progresso das alíquotas individuais.
Tributação de rendimentos de investimento e ganhos de capital.
Os rendimentos de investimento e os ganhos de capital são tributados na Suécia? Se sim, como?
Receitas de investimentos incluem dividendos, juros, ganhos de capital e receita de aluguel de residências privadas. Este tipo de renda está sujeito a imposto a uma taxa fixa de 30%.
Dividendos, juros e receita de aluguel.
Os dividendos são geralmente tributáveis como receita de investimento a uma taxa fixa de 30%. No entanto, parte dos dividendos de empresas de capital fechado pode ser tributada como receita de emprego nas mãos de um acionista que trabalhe ativamente ou que tenha trabalhado ativamente para a empresa em um grau significativo durante os últimos cinco anos.
Os juros são tributados como receita de investimento a uma taxa fixa de 30%.
Rendimentos de arrendamento de bens imóveis, como uma habitação privada, são tributados como rendimento de investimento a uma taxa fixa de 30%. Uma dedução padrão de SEK 40.000, mais 20% da renda bruta de locação, é permitida. Se o objeto de aluguel for um flat, a dedução de 20% não se aplica. Em vez disso, outras deduções estão disponíveis. Outros rendimentos de renda de bens imóveis, isto é, não de habitações privadas, são tributados como rendimento de negócios e, portanto, com uma taxa de imposto progressiva comum.
Se a propriedade ou apartamento for liberado para o empregador do proprietário ou para sua própria empresa, as deduções acima não se aplicam. Em vez disso, é permitida uma dedução razoável que é normalmente consideravelmente menor do que as deduções acima.
Ganhos de exercícios de opção de ações.
Observe que isso se refere apenas às opções de ações para funcionários.
Ganhos e perdas cambiais.
Independentemente de o ganho ser acumulado por uma atividade comercial ou não, os ganhos cambiais são considerados uma receita tributável na Suécia. Um ganho cambial é tributável como receita de investimento a uma taxa fixa de 30%.
If payments are received due to a sale of assets in a foreign currency and the money is exchanged within 30 days, the exchange rate on the day of exchange shall be applied when calculating the gain/loss.
Ganhos e perdas na residência principal.
22/30 of principal residence gains are taxed at a flat rate of 30 percent. Taxation may be deferred if a substitute home is bought within the EU and if certain criteria are met. Tax of 0.5 percent of the deferred gain is levied annually.
Moreover, under general rules for capital losses, for net capital losses not exceeding SEK 100,000 the taxpayer is entitled to a tax relief equal to 30 percent of the loss. Any portion of the loss exceeding SEK 100,000 will entitle the taxpayer to a tax relief of 21 percent. The tax credit can be used to set-off national and municipal income tax and the municipal real property fee.
Please note that Sweden also taxes gains on properties located outside of Sweden if the individual is a tax resident in Sweden at the time of signing the sales contract.
Perdas de capital.
Capital losses may be set-off against capital gains. Depending on type of gain/loss, the gain/loss may be pro-rated. Please also see above regarding deductible amounts.
Itens de uso pessoal.
On property used by the taxpayer himself/herself for private purposes, gains are included in taxable investment income only to the extent that the gain exceeds SEK 50,000 per year. Losses on such assets are not deductible.
There is no gift tax.
Impostos adicionais sobre ganhos de capital (CGT) e exceções.
Are there additional capital gains tax (CGT) issues in Sweden? If so, please discuss.
Are there capital gains tax exceptions in Sweden? If so, please discuss.
Ativos pré-CGT.
Não aplicável. Please see above under Personal Use Items.
Descarte e aquisição estimados.
Deduções gerais da renda.
What are the general deductions from income allowed in Sweden?
In regard to employment income, the tax allowable items include expenses for travel between home and office to the extent that such expenses exceed SEK 11,000 and certain criteria are met. Increased cost-of-living during business trips, temporary assignments away from home and other necessary expenses related to the employment are allowable to deductions subject to certain restrictions.
For 2017, a resident taxpayer is granted an income-related personal allowance ranging from SEK 13,400 to SEK 35,100. For part-year residents, an allowance of SEK 13,400 is granted on a pro rata basis.
Alimony paid to a divorced spouse is deductible if the liability is established through a written agreement or by a court order. Alimony payments received constitute taxable income. Maintenance paid to children is not deductible.
Interest not attributable to a business activity is fully deductible against investment income. Where investment income totals a loss not exceeding SEK 100,000 the taxpayer is entitled to tax relief equal to 30 percent of the loss. Any portion of the loss exceeding SEK 100,000 will entitle the taxpayer to a tax relief of 21 percent. The tax credit can be used to set-off national and municipal income tax and the municipal real property fee. Any excess/loss cannot be carried forward.
Métodos de reembolso de impostos.
What are the tax reimbursement methods generally used by employers in Sweden?
The following is the normal method of recognizing tax reimbursements paid by the employer:
current year gross-up one year roll over may be used under certain conditions.
Alívio para impostos estrangeiros.
Is there any Relief for Foreign Taxes in Sweden? Por exemplo, um sistema de crédito fiscal estrangeiro (FTC), tratados de dupla tributação e assim por diante?
International double taxation is avoided or relieved in three different ways:
deduction from income of foreign income taxes paid credit of foreign income tax against Swedish income tax tax exemption (applicable only in respect of income from employment abroad).
The rules apply only to residents of Sweden.
Sweden has an extensive network of tax treaties covering income tax. Sweden generally applies the tax credit for foreign tax relief.
Cálculo de estimativas / pagamentos antecipados / retenção na fonte.
How are estimates/prepayments/withholding of tax handled in Sweden? Por exemplo, Pay-As-You-Earn (PAYE), Pay-As-You-Go (PAYG) e assim por diante.
Resident employers are required to withhold income tax from salaries, wages and other remuneration, normally according to tables determined by the Tax Agency. The withholding is based on a tax bill (an A tax bill) issued automatically by the tax agency stating which tax table to use when computing the withholding. An employee may apply for an adjusted tax bill based on estimated taxable income, such as, in the case of interest expenses, high deductible losses or alimony payments to a divorced spouse. Non-resident employers without a permanent establishment in Sweden are generally not subject to the withholding requirement. Instead, the employee may apply for a Special A-tax bill and make estimated tax payments on a monthly basis.
For companies with a turnover subject to VAT less than SEK 40 million the tax collection return should be submitted not later than the 12th of the month following the withholding month. Tax withheld is due to the tax agency not later than the 12th of the month following the withholding month (in January and August the 17th). For companies with a turnover subject to VAT exceeding SEK 40 million the tax collection return should be submitted not later than the 26th of the month following the withholding month (in December, the 27th). Tax withheld is due to the tax agency not later than the 12th of the month following the withholding month (in January the 17th).
As of July 1, 2018, certain categories of employers (mainly construction industry), and with more than 15 employees, have to file an income statement for each individual on a monthly basis. For all other employers, this new provision will apply as of January 1, 2019.
When are estimates/prepayments/withholding of tax due in Sweden? Por exemplo: mensalmente, anualmente, ambos e assim por diante.
Interest is payable on unpaid taxes (difference between the preliminary tax and the final taxes) as from 13 February in the year following the income year for taxes exceeding SEK 30,000 and from early May for taxes below SEK 30,000.
Créditos tributários gerais.
What are the general tax credits that may be claimed in Sweden? Por favor, liste abaixo.
The employee social security contributions are fully credited against the income tax.
A tax reduction can be claimed for costs relating to household services. There are two different service types, ROT-avdrag (tax-deduction for domestic service work in reparation, renovation and maintenance of houses) and RUT-avdrag (tax-deduction for domestic service work). The tax reduction equals 50 percent of the labor cost of the household service. The reduction is capped at SEK 50,000 per person and per year for both RUT and ROT together.
Exemplo de cálculo de imposto
This calculation assumes a married taxpayer resident in Sweden with two children whose three-year assignment begins 1 January 2018 and ends 31 December 2020. The taxpayer’s base salary is USD 100,000 and the calculation covers three years.
Exchange rate used for calculation: USD 1.00 = SEK 8.00.
Other Assumptions.
Todos os rendimentos auferidos são atribuíveis a fontes locais. Os bônus são pagos no final de cada ano fiscal e se acumulam de maneira uniforme ao longo do ano. Interest income is not remitted to Sweden. Moving expenses paid by the employer, not by employee. The company car is used for business and private purposes and originally cost USD 50,000. Standard taxable value based on cost: USD 7,287.50 at given exchange rate. O empregado é considerado residente durante todo o trabalho. Tratados fiscais e acordos de totalização são ignorados para o propósito deste cálculo. 2018 tax rates and tax bands used for the 2019 calculation.
Cálculo do lucro tributável.
Cálculo do passivo fiscal.
Foreign Financial Assets.
Is there a requirement to declare/report offshore assets (e. g., foreign financial accounts, securities) to the country’s fiscal or banking authorities?
No. However, income from offshore assets must be declared in Sweden.
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Swedish taxation of stock options in breach of EU law.
Veja alertas fiscais por.
Sumário executivo.
The Swedish Supreme Administrative Court (SAC) has determined that Sweden’s taxation of employee stock options and share based incentive programs earned from work abroad is in breach of the European Union’s principles on freedom of movement. Employees who have been subject to tax incorrectly on employee share awards in Sweden can file for a reassessment of previous years’ tax returns and obtain a refund of such payments. Applications can be made for 2009 years or later with the 2009 application being due by 31 December 2015.
Fundo.
Two individuals (both citizens of another EU-country) participated in their employer’s stock options and share based incentive programs, where the benefits had vested during a period of certain years. The work had been performed within as well as outside of the EU during the vesting period. Throughout this period, the individuals were non-resident in Sweden. However, the individuals were resident in Sweden when the stock options were exercised and when the shares vested.
They argued that Sweden should not tax the benefits with regards to Sweden’s commitments under tax treaties, and also claimed that the Swedish tax levied is in breach of European Law as it resulted in an adverse treatment of foreign citizens. The Swedish Tax Agency argued that the individuals should be fully taxed in Sweden for these benefits with the right to claim credit for taxes paid abroad on the same income.
The court stated that if a rule distinguishes between different categories of taxpayers in a way which often disadvantages citizens from another EU country in comparison with Swedish nationals; this is typically considered as prohibited discrimination. If a person who lives in Sweden earns income from another country, the income may under certain conditions be exempted from tax by claiming the so called six month rule or the one year rule according to Swedish domestic law. Due to the individuals’ tax status as Swedish non residents during the vesting period, they could not invoke the six month rule or the one year rule. Therefore, on this basis the court established that taxation of these benefits would be discriminatory and hence prohibited. As a result, the court concluded, Sweden cannot tax benefits earned by individuals due to work outside of Sweden.
Próximos passos.
The decision enables individuals to seek a reassessment of previous tax returns where income due to work abroad has been taxed in Sweden. In general, the Swedish tax rate is higher than many other countries which may result in an opportunity to reclaim extra Swedish tax previously paid. The claim for reassessment must be submitted to the Swedish Tax Agency before the end of the sixth year after the tax year in question. As such, it is possible to make a claim for as far back as 2009 by 31 December 2015 with later deadlines for subsequent years.
Para obter informações adicionais com relação a este alerta, entre em contato com o seguinte:
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30 September 2014, 1:00 p. m. Nova york.
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